quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

e esses cristão também são uma Comédia

Vassouras, uma arma perigosa nas mãos de homens de Deus




Quem nasceu no Brasil ou por aqui foi criado deste a década de setenta para cá já deve ter alguma vez escutado um pedacinho dessa música: “É pau prá comer sabão, é pau pra saber que sabão não se come, se correr o bicho pega, se ficar o bicho come”. Pois foi exatamente isso o que aconteceu lá pras bandas de Jerusalém, não a genérica em Pernambuco, mas a legítima, a terra santa, na igreja da natividade que segundo o catolicismo é o local onde Cristo nasceu. Lá dentro desse santuário, um lugar santo foi palco de um barraco digamos “santo”, já que todos os envolvidos, com exceção dos guardas palestinos, eram seguidores de cristo e, com um agravante a mais; todos os Homens de DEUS.
Pois bem, na correria de fim de ano e diante do computador e com a TV ligada para acompanhar os principais jornais da noite uma notícia me chama mais a atenção por ser engraçada e triste ao mesmo tempo. O apresentador de algum jornal que não lembro qual anuncia mais um tumulto na conturbada terra santa, o que não é nenhuma novidade, mas dessa feita a confusão foi dentro da igreja da natividade e os envolvidos eram todos cristãos de facções diferentes e tudo isso pelo privilégio de lavar o sacrossanto piso da igreja.
O pau comeu solto, que dizer, às vassouras...
Vendo as imagens e a violência com que aqueles homens, todos bem vestidos em seus hábitos santos, partiam de um lado para outro ameaçando e agredindo uns aos outros com suas poderosas armas, as tais vassouras, como simples expectadores do outro lado do mundo, a impressão que temos no primeiro momento é de que aquilo só poderia ser cena de algum filme de Hollywood, mas foi real, ao vivo e o mais importante ficou registrado para todo o mundo ver.
Duas particularidades sobressaiu nessa história toda e só mesmo rindo de tão engraçada que é quando procuramos saber do desfecho desse sagrado barraco nos momentos finais de 2011. O primeiro, é saber que pessoas de uma outra religião, perseguidos e confinados cada vez mais em territórios determinado pelos homens santos da religião dominante foram os responsáveis em separar os gladiadores de batina preta e a parte  mais engraçado de tudo foi o fato de vândalos armadas de vassouras se digladiarem em um local público e não serem presos por se auto-intitularem “homens de Deus”. Dentre às inúmeras matérias que o fato rendeu na semana, escolhi esta que sintetiza bem a palhaçada.

Então preste atenção nesta pérola: a polícia da Palestina teve que invadir a igreja da Natividade, em Belém, local simbólico do nascimento de Jesus, que estava sendo lavada para as celebrações do Natal ortodoxo, para acabar com uma briga, porrada mesmo, imagine, entre padres e monges integrantes de diferentes grupos religiosos dentro do templo.
 É isso mesmo! Cerca de cem padres e monges das igrejas Ortodoxa Grega e Apostólica Armênia trocaram socos e vassouradas dentro do templo, até que policiais palestinos, curvando-se para atravessar a diminuta "porta da humildade", invadiram o local, e também na base da porrada, conseguiram restaurar a ordem.
 A construção da igreja de Belém data do século VI, e é a mais antiga da Terra Santa. Sua administração é dividida entre clérigos católicos romanos, ortodoxos gregos e armênios, e qualquer suposta violação dos limites de jurisdição dentro da igreja pode desencadear uma briga, especialmente durante a limpeza anual para as celebrações do Natal ortodoxo, que será comemorado na semana que vem.
 É um problema trivial... ocorre todo ano - disse Khaled al Tamimi, tenente-coronel da polícia local.
 Segundo Khaled, agora "tudo está bem e as coisas voltaram ao normal" e "ninguém foi detido, porque todos os envolvidos eram homens de Deus". Há controvérsias...
www.batalhax.com.br/2011/12/briga-e-vassoradas-na-igreja-da.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário