terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Maceió em Dezembro

Por ser o último mês do ano alguma coisa muda a cara da cidade? Sim e muito. Dezembro tem esse poder de chegar e interferir mais do que os outros meses no cenário da cidade. Uma explosão de luzes e cores aparece aqui e ali tirando da obscuridade urbanística as fachadas de casas e prédios comerciais. Nos países de clima frio onde o branco da neve e o cinza do céu compõe a atmosfera natalina fazendo com que milhares de pessoas vistam uma quantidade exagerada de roupa para saírem à rua a fim de ver os encantos do natal o oposto acontece no Brasil, apesar de chover muito nessa período na região sul e sudeste, mas o calor e o sol forte predomina e assim sendo é forte a exposição de pessoas que circulam pela cidade com roupas mais leves e até com muito menos.
 
Dezembro traz para Maceió os transatlânticos que atracam no porto e despeja na cidade uma quantidade de turistas de diversos lugares do mundo. 





O que seria quase impossível de se ver durante os outros meses do ano pode acontecer nesse período. Em meio à multidão que circulam nessa época no centro, encontro duas portuguesas que aparentam terem mais de trinta anos e além do sotaque carregado que chamou minha atenção, enquanto caminham pela Avenida Moreira Lima elas discutem entre si sem importar-se com que passa por perto. É quase indecifrável o que sai da boca da mais baixa que esbraveja e insulta com gestos a mais alta. Eu me divirto, mas não posso dar maiores detalhes porque estava apenas de passagem saindo dessa rua quando a cena aconteceu em minha frente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário