quarta-feira, 30 de novembro de 2011

DEZEMBRO CHEGOU !!!

1º de Dezembro de 2011 

Então é NATAL


A bem da verdade já é natal desde  o dia 13 de outubro. Depois do dia das crianças, quando o comércio troca os brinquedos por luzes, árvores e enfeites de todo o tipo, tamanho e cores. Aos poucos, porta e o interior das lojas vão se transformando em um mundo de faz de conta e cada ano o número de pessoas que adentram para comprar enfeites natalinos só aumenta.

Fico imaginando porque os enfeites que foram comprados no natal passado precisam serem trocados, mas mimha dúvida não perdura por muito tempo pois a resposta está logo ali nas novidades dos adereços novos que cada vez mais atrai fregueses como formiga no açúcar.


 
Casas antigas que foram reformadas para abrigar lojas continuam com seus espaços longos na horizontal sem ter a mesma largura nas laterais e ai, quando mercadoria e clientes precisam ocupam a mesma área, é sempre um sufoco para quem quer entrar e para quem deseja sair com o que comprou.



Sacolas e mais sacolas transitam nas mãos de uma multidão de pessoas que nessa época do ano migram para aquela artéria de todos os lugares da cidade e do Estado. Fico  imaginando se às sacolas plásticas já tivessem sido abolidas de vez quão variada seria a ciratividade dos consumidores para carregar suas compras. Presenciariamos cenas bastante hilárias desfilando pelas pricipais atérias do comércio em direção das paradas de ônibus.

Dezembro é isso, uma multidão de gente que vem de todas as partes da cidade e do Estado á procura de mercadorias, vestuário, calçado, utensílios-doméstico entre outros; superlotando as principais ruas do comércio e as apertadas lojas aquecendo a economia em um só mês e possibilitando que uma parcela dos desempregados da cidade tenham a oportunidade de trabalho ainda que por um curto período passando as festas de fim de ano com dinheiro no bolso.

Tudo no comércio é cor, brilho e fantasia. Nas vitrines das lojas o espaço destinado aos manequins é dividido com adereços da época e árvores de tamanhos e estilos variados.




Nos principais shoppings da cidade, os temas divergem, mas não fogem da idéia principal e se compararmos aos anos passados, a arrumação das fachadas e do interior desses locais são as mesmas, com guilandas de flores vermelhas e dourado, árvores gigantes que parecem plantadas num ponto central onde fica a casa do papai noel e seu mundo encantado para abobalhar adultos e crianças num tumulto compreensível já que todos são obrigados a parar naquele ponto para tirar foto e quem vem atrás e nada tem a ver com a cena é obrigado a esperar e sorrir para a hilariante situação junto ao cenário armado no meio do shopping.





Na decoração de natal de 2011 no shopping Pátio Maceió o destaque é para os ursos brancos que foram colocados ao longo do corredor central e movimentam a cabeça fazendo com que quem frequenta o shopping pare para observá-los. Pela mensagem nas placas junto aos animais a intenção de trazer esse tipo de alegoria para a festa natalina é o de chamar a atenção da sociedade para o cuidado a preservação dos animais







E, entre enfeites, ávores coloridas, duendes, cervos e o famigerado velhinho vestido de encarnado, resta sempre num lugar mais discreto do shopping um espaço para uma lapinha encenando ou rememorando o REAL motivo do NATAL e de quem realmente é a FESTA.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário